2017 / 2018

 

CALENDÁRIO ESCOLAR

1 – CALENDÁRIO ESCOLAR

1º Período letivo:

Receção aos alunos do JI (pré-escolar) e 1º ano: Dia 13 (manhã) de setembro de 2017
• Início: Dia 14 de setembro de 2017
• Fim: 15 de dezembro de 2017

Férias de Natal:

• Início: 16 de dezembro de 2017
• Fim: 2 de janeiro de 2018

 

2º Período letivo:

• Início: 3 de janeiro de 2018
• Fim: 23 de março de 2018

Férias da Páscoa:

• Início: 24 de março de 2018
• Fim: 8 de abril de 2018

 

3º Período letivo:

• Início: 9 de abril de 2018
• Fim: 22 de junho de 2018

 

 

HORÁRIOS

Horario_1A_2A_2017

 

Horario_3A_2017

 

Horario_4Ae4B_2017

 

A escola funciona, em termos de atividades letivas, e durante o período do calendário escolar, no seguinte horário:

EB
• 09:00 – Entrada
• 10:30/11:00 – Intervalo da manhã
• 12:30/14:00 – Almoço
• 17:30 – Fim das atividades letivas diárias (inclui horário de aec)

JI
09:00 Entrada
15:30 Saída
Prolongamento de horário das 15:30 às 19:00 – promovido pela APEECV

Para a criança poder usufruir do almoço na escola, deverá aceder ao sistema de gestão de refeições disponibilizado pela Câmara Municipal de Oeiras, e que substitui o sistema de senhas em papel.
• Presencialmente
o União das Freguesias de Carnaxide e Queijas
o Loja do Município, no Centro Comercial Oeiras Parque
• Multibanco
• Homebanking
Consultem o portal de educação da Câmara Municipal de Oeiras para mais informações.

O Ministério de Educação, a Câmara Municipal de Oeiras e a Associação de Pais (APEECV) disponibilizam um conjunto de serviços que, de forma complementar, asseguram o funcionamento da escola durante todo o ano, com um horário entre as 07:30 e as 19:30 (salvo situações de força maior que impeçam o normal funcionamento da escola):

Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC), disponibilizadas pelo Ministério da Educação
Componente de Apoio à Família (CAF), que consiste na extensão de horário, disponibilizada pela APEECV
Serviço de Prolongamento de Horário (aplicável ao Jardim de Infância), disponibilizado pela APEECV

Serviço de Prolongamento de Horário

O Prolongamento de Horário com a designação oficial de Atividades de Animação e Apoio à Família funciona em horário complementar às atividades letivas:

  • Durante as atividades letivas, entre as 15:30 e as 19:00;
  • Durante a interrupção das atividades letivas, entre as 08:00 e as 19:00;
  • Encerradas durante o mês de Agosto, feriados nacionais e feriado municipal de Oeiras; Este serviço é assegurado pela APEECV, devendo a inscrição no mesmo ser efetuada através de formulário on-line. A inscrição só deverá ser feita após a listagem de colocação de crianças no JI da escola ser de conhecimento publico.

Durante o mês de Agosto, apenas a APEECV – CAF assegura a permanência das crianças na escola, sendo que para isso o encarregado de educação terá que ser sócio da APEECV e inscrever a criança nas semanas ou dias correspondentes.

 

 

PREÇOS

 

Dados bancários:
IBAN: PT50 0010 0000 4124 1960 0019 5
Nome: ASSOC P ENCARREG EDUC E B N 1 L PASTORA
Banco: BPI

 

TabelaPrecos_2017_2018

 

AcompanhamentoCriancasCAF_2017_2018

 

ActiviExtraCurr2_Dias_2017_2018

 

 

AAAF_2017_2018

 

 

PROJETO EDUCATIVO

 

PROJETO EDUCATIVO_2017_2018
PROJETO EDUCATIVO – CAF
Conhecer, Compreender, Defender O Património Cultural Europeu.


1 – Introdução

O presente Projeto exprime as metas e objetivos a atingir na Componente de Apoio à Família, com as estruturas físicas e humanas postas ao seu dispor.

O Projeto determina um ano letivo e, tem como entidade promotora a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Cesário Verde.

2 – Natureza do Projeto

1. Entidade promotora do projeto

o O organismo promotor da CAF é a APEECV, a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola EB1/JI Cesário Verde, que nasceu ainda antes da escola. Foi criada com a publicação dos Estatutos em 13 de Julho de 2006 e o edifício só abre nesse ano letivo, tendo sido inaugurado a 30 de Outubro. Os pais e Encarregados de Educação da Escola Básica n.º 1 Linda-a-Pastora (escola que daria lugar à atual EB1/JI Cesário Verde), juntaram-se desde logo, para participarem de forma ativa na educação e formação das suas crianças.

o A APEECV é uma Associação sem fins lucrativos com o objetivo principal de dinamizar iniciativas escolares e extraescolares, nomeadamente a ocupação dos tempos livres dos alunos da escola, numa perspetiva do desenvolvimento integral da criança. Esta atividade conta com a colaboração desinteressada de pais e EE que se envolvem na implementação do projeto da APEECV. A APEECV trabalha em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Linda-a-Velha e Queijas no qual se insere o corpo docente da escola, para que a educação das crianças seja desenvolvida de forma integrada e consistente.

2. Coordenação do projeto

o A coordenação do Projeto é assegurada pela Coordenação Pedagócia da APEECV.

3. Local de funcionamento do projeto

o Projeto CAF da APEECV funciona nas instalações da Escola Cesário Verde. A escola tem as valências de Jardim de Infância e 1º ciclo do Ensino Básico. Faz parte do Agrupamento de escolas de Linda-a-Velha e Queijas e situa-se na Rua Cesário Verde, em Linda-a-Pastora, na freguesia de Queijas, Concelho de Oeiras.

4. Objetivos do projeto

1. Objetivos gerais

. Promover o desenvolvimento da personalidade da criança, através de atividades socioeducativas adequadas aos interesses e necessidades das crianças;
. Criar componentes educativas que permitem a criação de atividades e desenvolver as suas capacidades de forma orientada;
. Proporcionar o bem-estar e desenvolvimento integral das crianças num clima de segurança afectiva e física, durante o afastamento parcial do seu meio familiar através de um atendimento individualizado;
. Introdução do tema “Conhecer, Compreender, Defender O Património Cultural Europeu.”, como base de atuação das Atividades CAF;
. Colaborar estreitamente com a família na partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo das crianças;
. Proporcionar atividades integradas num projeto de animação sociocultural;
. Criar mecanismos para o estabelecimento de uma ligação estreita entre CAF – Família – Escola – Comunidade.

2. Objetivos específicos

. Conceber e divulgar os princípios do tema Conhecer, Compreender, Defender O Património Cultural Europeu.”;

. Fluir um discurso que pretende dar a conhecer a multiculturalidade e a diferença entre povos;

. Dar a conhecer as opiniões e conceções das crianças com base no tema “Conhecer, Compreender, Defender O Património Cultural Europeu.”;

. Dar o conhecer o Património que define a cultura em termos amplos, no sentido conjunto de traços distintivos, espirituais e materiais, intelectuais e afectivos, que caracterizam uma sociedade de um país;

. Quais os cuidados que devemos ter em consideração para o desenvolvimento turístico, de forma a economizar e a proteger o Património existente;

. Apresentação de temas alusivos ao projeto de forma lúdica e divertida.

5. Horário e funcionamento da CAF

o A CAF funciona com dois tipos de horário. Depende se decorre período letivo ou período não letivo.
Em horário letivo, a CAF funciona no período da manhã, com o Acolhimento, entre as 07:30h e as 09:00h e no período da tarde entre as 17:30h e as 19:30h. É neste horário da tarde que são desenvolvidas as atividades programadas.
Em horário não-letivo (férias escolares), a CAF funciona com um horário alargado, desde as 07:30h às 19:30h. Durante este período, a CAF utiliza as instalações escolares conforme a actividade a desenvolver, estão também programados dias de passeio.

6. Planificação das atividades da CAF

. Mensalmente, a coordenação pedagógica da CAF, com a colaboração dos monitores da CAF, elaboram um ”Plano Mensal de Atividades CAF” (ver tabela 1);

. As atividades podem ser relacionadas com artes plásticas, jogos de tabuleiro, histórias, desporto, etc., mas sempre com a epígrafe tema “Conhecer, Compreender, Defender O Património Cultural Europeu.”;

. Nos dias referenciais anuais, é preparada uma actividade relacionada com o dia (ver tabela 2);

. Nas interrupções letivas é elaborado um Plano de Atividades específico para cada período. Todos os Planos de Atividades CAF são divulgados através do site www.apeecv.org.

7. Caracterização das crianças

o O projeto acolhe todas as crianças da Escola Cesário Verde, desde que, previamente inscritas na CAF, através da APEECV. É um grupo heterogéneo de crianças, com idades compreendidas entre os 3 e 9/10 anos de idade.

8. Divulgação do Projeto

o A divulgação do projeto é feita de diferentes formas:
. Site: www.apeecv.org;
. Redes Sociais: Facebook
. Planificações mensais;
. Afixação de trabalhos na escola;
. Passeios relacionados com as temáticas a desenvolver no projeto;
. Comemorações festivas.

9. Limitações do projeto

o A limitação mais significativa prende-se com as diferenças de idades das crianças que estão simultaneamente a frequentar a CAF. As crianças têm níveis de aquisição de competências diferentes. Outra limitação prende-se com o facto dos horários de recolha das crianças ser muito incerto, o que faz com que as crianças por vezes não concluam as atividades programadas.

10. Avaliação do projeto

. A avaliação do Projeto é feita de uma forma contínua e qualitativa pela Coordenação Pedagógica da APEECV.

. A avaliação será baseada no trabalho individual desenvolvido por cada monitor, tendo como referência a programação mensal e a sua aceitação por parte das crianças envolvidas.

. Outro instrumento de avaliação é a realização de reuniões entre os monitores e a Coordenação Pedagógica da APEECV, a fim de analisar o trabalho executado, suas metodologias, alternativas às mesmas e o sucesso da sua aplicação.

. O envolvimento das famílias no processo pedagógico deverá ser incentivado, propondo-lhes a sua participação e sugestões/críticas, as quais serão analisadas pela equipa pedagógica nas suas reuniões periódicas.

 

EQUIPA

 

Coordenadora da Escola

Isabel Henriques

Jardim de Infância – JI

Educadores Jardim de Infância
• Sala1 – Isabel Fortuna
• Sala2 – Maria de Jesus
• Sala3 – Catarina Milagaia

Assistentes Operacionais (Jardim de Infância)
• Sala1 – Patrícia Carvalho
• Sala2 – Anabela Francisco
• Sala3 – Adriana Silva

Ensino Básico (EB)

Professores (Ensino Básico)
• 1º – Ana Pereira
• 2º – Ângela Gonçalves
• 3º – Neuza Teixeira
• 4º A – Sandra Lemos
• 4º B – Sofia Ranito

Professor de Apoio – Marco Batista, Luís António e Isabel Henriques
Bibliotecária – Isabel Bravo

Atividades de enriquecimento curricular

AFD- Nuno Silva
Inglês- Patrícia Monteiro
Musica- Patrícia Diniz e Cândida Duarte
ALE- Ana Tavares

Assistentes Operacionais (Ensino Básico)

• Cláudia Gurita Barros
• Teresa Angeja

Refeitório

Cristina Portugal – Cozinheira
Mónica Carvalho – Copeira
Hussei Diallo – Copeira
Soraia Monteiro – Copeira

Atividades CAF e AAAF

Coordenação
Raquel Viegas

Inscrições e faturação
Lúcia Amaro

Assistentes Técnicos – Prolongamento de Horário
Rui Gonçalves
Joana Marreiros

Monitores
• Catarina Burnay
• Duarte Afonso
• Joana Amaro
• João Soares
• Leonardo Borges
• Rita Silva

Férias
• Diana Alves
• Raquel Ranito

Professores das atividades de enriquecimento da CAF
• Ballet – Renata Castro
• Dança criativa – Mariana Leonor
• Futebol – Flávio Martins
• Inglês JI – Fernanda Moreira
• Música JI – Gil Henriques
• Teatro – Nuno Loureiro
• Karaté – Rui Mendes
• Musica EB – Gil Henriques